Receitinhas de Mãe

As receitas que fazem sucesso com meus pequenos.

Caracoles!

Por conta do Mig, que ama ficar vendo foto no computador, eu acabei entrando na onda do Pinterest, e acabei gamando.

Tô cheia de pins de culinária, fica sempre repleto de fotos lindas de comida, e hoje, pensando no que eu faria de gostoso pro feriadão, vi numa foto um pão enrolado lindo, quando abri, era de um cara turco, e mesmo com o tradutor do google, pouca coisa se fez compreensível em termos de ingredientes. Mas entendi que era um pão recheado com pesto, e resolvi fazer minha versão.

E não é que, além de lindo, o trem ficou hiper macio e delicioso???

Deu até vontade de que o friozinho voltasse pra comer com uma sopinha cremosa!

Image

PÃO DE PESTO

MOLHO PESTO (adaptado)

Utilizei 3 colheres de azeite, 2 ramos de manjericão(deu uma quantidade de folhas equivalente a mais ou menos 3/4 de xícara de chá), 1 colher de chá de sal e 3 nozes. Bati com o mixer até estar com as folhas e as nozes bem miudinhas.

MASSA BÁSICA DE PÃO

240 ml de água

2 colheres (sopa) de azeite

1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar

1 e 1/2 colheres (chá) de sal

o equivalente a 720 ml de farinha de trigo(uso o mesmo copo-medida pros líquidos e sólidos – é 1 medida de água pra 3 de farinha)

2 colheres (chá) de fermento biológico granulado seco OU 1 tablete de 15 gr de fermento biológico fresco

Colocar a farinha na bancada, abrir um buraco ao centro, colocar o açúcar, o sal, o azeite e o fermento, e ir acrescentando a água de pouquinho, trazendo farinha ao centro, até misturar tudo e estar uma massa lisa, soltando das mãos. Deixar crescer até dobrar de tamanho.

Image

Abrir com um rolo, rechear com 3 a 4 colheres de sopa de molho pesto, enrolar feito rocambole, cortar fatias de cerca de 1,5 cms.

Image

Colocar em forma ou refratário, untados com manteiga ou forrados com papel-manteiga, colocando as fatias dispostas como caracóis, lado-a-lado. Deixar crescer cerca de 25 minutos. Levar ao forno pré-aquecido, em cerca de 180°, e assar até estar dourado(não deixei dourar muito em cima, senão queima o fundo, que doura mais rápido).

Image

PRONTINHO! NEM FACA PRECISA, É SÓ IR PUXANDO OS CARACÓIS!

Image

Single Post Navigation

3 thoughts on “Caracoles!

  1. Joyce Dieguez Frederico on said:

    Ai que deliciaaaaaaa, parabéns… deu agua na boca e parecem estar fofinhos!!

  2. eu preciso de uma máquina de pao pra ontem!!!

Leave a comment