Receitinhas de Mãe

As receitas que fazem sucesso com meus pequenos.

Aniversariando…

Como assim aniversariando?
Não seria INAUGURANDO o mais correto, já que é o primeiro post???

Bom, resolvi começar com uma postagem festiva.  Hoje, primeiro dia do blog, é aniversário do meu marido: 29 anos…
Aí com o pessoal pedindo “festa”, surgiu um problema: “o que que eu vou fazer que todo mundo curta, devore com gosto, mesmo não tendo nem leite nem soja, pra que assim Miguel possa se deliciar junto, sem se privar???”
Lá fui eu fuçar os cadernos de receitas, os livrinhos da Nana, as dezenas de folhas de caderno rabiscadas onde anoto receitas que fiz ou queria fazer e decidi…

Acabei optando por um Bolo de Nozes com recheio de Baba de Moça, uma Torta Salgada de Frango com Legumes, e Torradinhas com Patê de Frango e Patê de Tomates Secos. Ninguém dizia que era “comida diferente”, e comeram de bom grado.

 

E segue a receita do Bolo…  =D

 

MASSA:

– 4 ovos
– 100 gr de nozes moídas grosseiramente 
– 1 e ½ xícara (chá) de açúcar 
– 3 gotas de essência de amêndoas(opcional, mas deixa um gostinho mara) 
– 1 colher (sopa) de margarina 
– 1 colher de conhaque 
– 1 vidrinho de leite de coco (200ml) 
– 1 colher (chá) de fermento 
– 2 xícaras de farinha de trigo

Separar as claras das gemas, bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açúcar e a margarina até formar um creme uniforme e esbranquiçado. Adicionar a essência e o conhaque. Bater. Adicionar o leite de coco e as nozes. Bater. Misturar a farinha, junto com o fermento e bater somente de leve. Misturar à mão as claras em neve. Levar pra assar em forno baixo, pré-aquecido.

BABA DE MOÇA

– 1 vidrinho leite de coco (200ml)
– 1 ½ xícaras (chá) de açúcar
– 2 xícaras de água
– 6 gemas
– 4 a 6 Cravos da índia
– 1 pcte coco ralado(100gr)
– 3 colheres de amido de milho(bem cheias)

Levar a água, o açúcar e os cravos pra ferver até virar uma calda em ponto de fio fino. Retirar os cravos e deixar amornar. Reserve. Enquanto isso, numa vasilha, peneirar as gemas, adicionar o amido, o leite de coco e o coco ralado. Com a calda morna, ir despejando essa mistura e batendo com o batedor, pra não ter perigo das gemas cozinharem antes da hora. Voltar ao fogo baixo e mexer até cozinhar bem e dar o ponto. Esperar esfriar para usar como recheio.

 

PS: favor não reparar a foto de celular, é o que temos pra hoje, porque quase esqueci de tirar foto do bendito e dai já era tarde e só consegui tirar de um pedaço!   =P

Single Post Navigation

8 thoughts on “Aniversariando…

  1. Amei, amei e ameeeeii!!! Mais um endereço para q eu possa bater cartão!!!

  2. Fernanda on said:

    Que legal, adorei!!

  3. Ah thi tudo que vc faz é uma delícia… agora quero a receita da torta kkkk

  4. Ah, não tinha conseguido comentar ontem…
    Que este blog faça muuuito sucesso!!!

  5. Amei, além das receitas me ajudarem muuito com meu pequeno, ainda vou me deliciar. Todos os dias vou estar aqui. Sucesso Thi!!!

  6. Thi fiz o bolo, só com algumas modificações para o paladar aqui de casa, não gostamos muito de nozes então usei amêndoas e além da colher de Becel acrescentei 1 col de sopa de óleo de canola, e umedeci a massa com uma mistura de leite de coco água e açúcar, a massa é maravilhosa e se come pura tranquilamente com chá que seria p/ mim e café p/ quem gosta. A baba de moça eu acho que eu exagerei um pouquinho no amido (levei muito á sério as colheres bem cheias) pq ficou bem firme, quanto ao chantilly a Santo Antonio fecha aos sábados as 14h30 e essa hora eu estava saindo daqui então recorri com ao velho marshmallow olha ficou uma delícia e o recheio lembra muito aqueles beijinhos de lata principalmente o antigo Glória, (vou usar á mesma receita para modelar o próprio beijinho) pena que o alvo principal que seria a Mari não comeu, ela não come nada, está vivendo de doses homeopáticas de Pregomin, como é triste filhos que não comem!!! Mas foi bom saber que mais para frente sempre terá essa opção de bolo gelado com cara de festa, amamos obrigada bjs Eli & Família!

    • Ah, eli, que bom que deu certo e que conseguiu adaptar! Também vivo nesses quebra-galhos de mudar receitas. Rs. Qto à mari não comer, eu leio relatos de outras mães que tomam fórmula hidrolisada falando que os filhos não tem apetite mesmo. Complicado depender delas, né? Mas, faz parte, logo estaremos libertos dessas alergias, se Deus quiser, pois nossa parte temos feito! Bjs.

  7. Sim Thi até os 2 anos estamos presos á fórmula!!! Após se Deus quiser será diferente, bjs melhoras aos dois!!!

Leave a comment